Home

Remédios Suplementos e Vitaminas Vitamed  Vacinas  Para Alérgicos


Faça sua busca aqui !
Clinaire






ABCdoPRECO

PRODUTOS

Bula do Riopan Plus caixa com 20 comprimidos mastigveis


Dica de compra
RIOPAN PLUS
A+ A- Alterar tamanho da letra
Comprimidos Mastigáveis - Gel

- Apresentações:

Embalagens com 20 comprimidos (sabor menta)
Frascos com 240 ml do gel (sabor menta)

Uso Adulto ou Pediátrico

- Composições:

Cada Comprimido Mastigável contém:
Magaldrato* (aluminato de magnésio hidratado) 800 mg
Dimeticona 100 mg
Excipiente aromatizado q.s.p.
1 comprimido

Cada 5 ml (1 colher das de chá) do Gel contém:
Magaldrato* (aluminato de magnésio hidratado) 400 mg
Dimeticona 50 mg
Veículo aromatizado q.s.p. 5 ml
* Contendo no mínimo 80% de Magaldrato anidro

- Informação ao Paciente

Conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data da fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Uma vez aberto, o conteúdo do frasco permanece estável por 6 semanas. Evite o congelamento do gel.
Ação esperada do medicamento: antiácido e antiflatulento.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez ou lactação na vigência do tratamento.
Cuidados de administração: Os comprimidos, de sabor agradável, não devem ser deglutidos por inteiro, mas sim dissolvidos inteiramente na boca. Agite o frasco do gel antes de usar.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico caso apareçam reações desagradáveis como diarréias ou obstipações.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Deve-se evitar a administração concomitante com outros medicamentos como Tetraciclinas, Digoxina, Benzodiazepínicos, Dicumarina, Cimetidina, Ferro, Indometacina, pelo risco de uma redução da absorção destas substâncias. A ingestão destes medicamentos deverá ocorrer uma hora antes ou após a administração do Riopan Plus.
O produto não deve ser usado por pacientes com insuficiência renal ou com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.
Não ultrapassar a dose máxima de 10 comprimidos ou 100 ml do gel por dia. Esta dose máxima não deve ser administrada por período superior a 2 semanas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

- INFORMAÇÃO TÉCNICA

O Magaldrato (aluminato de magnésio hidratado), princípio ativo do Riopan Plus, não é uma simples mistura física dos dois componentes magnésio e alumínio, mas sim uma monossubstância em que estes elementos são ligados de maneira a formar uma entidade química. Conforme comprovado experimentalmente, a atividade adsorvente e neutralizante deste composto é bastante elevada, superando consideravelmente a proporcionada por uma simples mistura.
Uma vez que a ativação intragástrica do Riopan Plus (liberação dos hidróxidos de alumínio e magnésio) é proporcional ao grau de acidez gástrica , o seu efeito neutralizante se adapta automaticamente às necessidades momentâneas de cada caso, evitando-se a neutralização total ou até a formação de um meio gástrico alcalino indesejável por várias razões. Devido a esta auto-regulação, o pH obtido pelo Riopan Plus oscila dentro da faixa ideal de pH, de 3,5 a 5,0, não ultrapassando este último valor, mesmo com administrações repetidas e prolongadas. Ao mesmo tempo, o Riopan Plus absorve e inativa a lisolecitina e os ácidos biliares que através do refluxo duodenogástrico desempenham papel importante como fatores patogenéticos da úlcera péptica e da esofagite .
A Dimeticona, por sua vez, age fisicamente reduzindo a tensão superficial das bolhas de gás ou espuma, formadas por razões diversas no tubo digestivo, de forma que possam ser absorvidas ou eliminadas pelas vias naturais. Não sendo absorvida, a tolerância da Dimeticona é excelente, não tendo sido relatados quaisquer efeitos colaterais com o seu uso, mesmo por tempo prolongado.

- Indicações:

Na hiperacidez gástrica e na flatulência decorrentes de qualquer etiologia. Azia, esofagite de refluxo, gastrite aguda e crônica, úlcera gástrica e duodenal. Distúrbios funcionais do estômago (intolerância a certos alimentos ou medicamentos), irritação gástrica devido ao consumo de álcool, fumo ou café.
Riopan Plus está especialmente indicado quando estes distúrbios acima se acompanham de retenção de gases, eructações freqüentes, meteorismo , aerofagia ou distensão abdominal.

- Contra-Indicações:

Insuficiência renal. Hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

- Precauções:

A não ser em indicações muito especiais, sob cuidadosa supervisão médica, aconselha-se não ultrapassar a dose máxima de 10 comprimidos ou 100 ml do gel (20 colheres das de chá) por dia ou administrar esta dose diária máxima durante período superior a 2 semanas. Pacientes portadores de nefropatias não devem fazer uso prolongado da referida dose máxima exceto sob expressa recomendação e vigilância médica. Os comprimidos, de sabor agradável, não devem ser deglutidos, mas sim dissolvidos inteiramente na boca. Gel: agitar o frasco antes de usar.

- Interações Medicamentosas:

Da mesma forma como outras preparações antiácidas, deve-se evitar a administração concomitante de Riopan Plus com outros medicamentos (por exemplo, tetraciclinas, digoxina, benzodiazepínicos, dicumarina, cimetidina, indometacina, ferro), pelo risco de uma redução da absorção destas substâncias. Por esse motivo, a ingestão destes medicamentos deverá ocorrer uma hora antes ou após a administração do Riopan Plus.

- Reações Adversas:

Raramente podem ocorrer alguns casos de diarréia ou constipação leves e transitórios.

- Posologia:

Em casos de perturbações gástricas leves, 1 comprimido, ou 2 colheres das de chá (10 ml) do gel, conforme a necessidade ou a critério médico.
Em casos de gastrite ou úlcera gástrica, 1 comprimido, ou 2 colheres das de chá (10 ml), 4 vezes ao dia (sempre 1 hora após as refeições principais e antes de deitar). Esta medicação deve ser mantida durante, no mínimo, 4 semanas. Quando necessário, esta dose pode ser aumentada até 10 comprimidos ou 20 colheres das de chá (100 ml) do gel ao dia.
Conforme indica a experiência, a úlcera duodenal requer doses maiores e medicação regular. Nestes casos recomenda-se, salvo prescrição médica diferente, 1 a 2 comprimidos ou 2 a 4 colheres das de chá (10 a 20 ml), do gel, 7 vezes ao dia (1 e 3 horas após as principais refeições e antes de deitar).
Estudos recentes mostram que doses muito menores de Magaldrato (3,2 g/dia, divididos em 2 a 3 tomadas), são tão eficazes no tratamento da úlcera duodenal quanto as altas doses tradicionalmente usadas. Este tratamento deve ser continuado até, no mínimo, 4 semanas após o desaparecimento dos sintomas subjetivos.
Sendo bem tolerado e ainda livre da sacarose e pobre em sódio, Riopan Plus pode ser administrado por tempo prolongado, inclusive em pacientes diabéticos ou hipertensos.

- Conduta na Superdosagem:

Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.