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11/12/2012
Aposte em um cardápio saudável nas festas de fim de ano

Está aberta a temporada de tentações gastronômicas.

Embora não pareça, é possível aproveitar as festas de fim de ano, comer bem e não ter problemas com balança e saúde depois.

Como não dá para fugir das comemorações, a saída é enfrentar os banquetes de forma equilibrada e apostar em ceias leves, gostosas e balanceadas.

A nutricionista Thais de Brito, do SPA Estância do Lago, de Almirante Tamandaré, dá dicas para cuidar da alimentação e manter o pique para se divertir nesta época de confraternizações e festividades.

O segredo está em escolhas equilibradas e magras.

De acordo com a nutricionista, o ideal é fracionar as refeições, de cinco a seis por dia, o que proporciona maior saciedade e redução da sensação de fome, evitando excessos.

As saladas são ótimas como entrada.

Dê preferência a carnes brancas, legumes, hortaliças e carboidratos integrais.

Gorduras, assim como carnes vermelhas, devem passar longe do cardápio, pois exigem muito da digestão.

Na hora da sobremesa, as frutas frescas fazem bonito - e não apenas na decoração dos pratos.

Atenção também deve ser dada às bebidas alcoólicas, que, além de desidratar, são calóricas: um grama de álcool oferece sete calorias.

A recomendação, além de beber com moderação, é intercalar o consumo de cerveja, caipirinha, vinho e champagne com água ou suco natural de frutas, o que dilui os componentes alcoólicos e evita a desidratação.

Para fugir da ressaca - caracterizada por dores de cabeça, dificuldade de concentração, prostração, mau humor e irritabilidade -, a dica é pegar leve.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o consumo de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para mulheres.

Vale lembrar não beber com o estômago vazio e não misturar vários tipos de bebida.

Confira a seguir algumas receitas sugeridas por Thais de Brito para que sua ceia fique tão saborosa quanto saudável.

Arroz de forno light Ingredientes: 1 xícara de chá de cenoura picada em cubos pequenos e cozidos 1 xícara de chá de ervilha em conserva 1 xícara de chá de milho em conserva 2 xícaras de chá de arroz cozido 1/2 xícara de chá de leite desnatado 1 colher de sobremesa de margarina light 2 colheres de sopa de salsa picada 2 colheres de sopa de cebolinha picada 1 cebola cortada em cubos pequenos 200 g de peito de peru defumado e moído Sal a gosto 1 gema Para polvilhar: 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa de farinha de rosca integral 1 colher de café de páprica doce Modo de preparo: 1.

Em uma frigideira, derreter a margarina, colocar a cebola e fritar por 2 minutos 2.

Juntar o sal, a ervilha, a cenoura, o milho e o peru 3.

Refogar, misturando bem os ingredientes 4.

Retirar do fogo e juntar o arroz 5.

Mexer delicadamente com um garfo 6.

À parte, bater a gema, juntar o leite, a salsa e a cebolinha e regar sobre o arroz 7.

Misturar e colocar em um refratário sem amassar a colher, deixar solto 8.

Polvilhar com o queijo, a farinha de rosca e a páprica 9.

Assar em forno quente, pré-aquecido, por 20 minutos Salpicão de frango light Ingredientes: 1 frango defumado desfiado (retirar toda pele e gordura externa) 2 cenouras raladas (grosso) 1 lata de milho 1 maça verde (cortadas em cubinhos) 3 colheres sopa de uva passas 5 pepinos em conserva (cortados em cubos) 6 colheres de sopa de maionese light 1 colher de ketchup ½ copo de iogurte natural desnatado 1 limão (suco) Sal a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Farofa de legumes Ingredientes: 2 cenouras raladas grossas 5 dentes de alho 2 colheres de sopa de olé de canola ½ lata de milho verde 1 xícara de couve flor (cortadas bem pequenas e pré cozida) ½ xícara de alho poro 1 colher de chá rasa de sal 2 xícaras de farinha de mandioca em flocos ou qual goste, desde que não seja temperada Modo de preparo: Dourar o alho no óleo; em seguida, adicionar o alho poro; adicionar os demais ingredientes para dar uma refogada e, logo após, a farinha.

Receita SUBLIME de legumes e camarão Ingredientes: ½ xícara de chá azeitonas (sem caroço) cortadas em rodelas ½ vidro de pepino em conserva cortados em cubinhos 1 lata milho verde 1 lata de ervilha em conserva 300 g de camarão médios (aferventados) 1 vidro palmito cortados em meia lua (rodelas ao meio) 4 cenouras raladas (grossas) 1 xícara de abacaxi cortados em cubos Creme: 1 vidro de maionese light 1 copo de iogurte desnatado Sal e cheiro verde a gosto Junte todos os ingredientes em uma bela saladeira e bom APETITE.

Serve 14 pessoas Frozen iogurte com frutas vermelhas Sorvete: 2 potes de iogurte natural 2 colheres adoçante 1 lata de creme de leite light Calda: 1 xícara de chá de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, cereja) 3 colheres adoçante ¼ pacote de gelatina sabor morango Sorvete: Misturar iogurte, adoçante e creme em um recipiente raso e levar ao freezer coberto com papel alumínio por cerca de 7 horas Calda: Levar ao fogo até ferver e encorpar A gelatina é para colorir, não para endurecer a calda Adicionar o adoçante na calda após estar fria

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